A arquitetura seguiu o princípio de preservar toda a estrutura do edifício, pisos, paredes, tetos, portas e janelas com suas características formais e tectónicas únicas, e integrar pequenas caixas brancas, despretensiosas e abstratas que abrigam os novos elementos do programa, como cozinhas e casas de banho, definindo formalmente o existente e o novo.
O resultado são nove apartamentos purgados, onde a luz desempenha um papel fundamental no design do espaço. A forma do edifício possibilitou no rés do chão um sótão de apartamentos, a conceção de diferentes tipologias através da utilização de mezaninos e espaços exteriores.
Descrição pelos arquitetos
Localização:
Porto
Pisos:
5
Frações:
9
Tipo empreendimento:
Residencial
Tipologia:
T0 a T1
Área bruta de construção:
520 m2
Santa Teresa é uma rua localizada no coração do renascido centro portuense, uma grande área urbana que lentamente foi abandonada e envelheceu, e que tem sido alvo nos últimos quinze anos de uma mudança radical social, cultural e económica e, consequentemente, arquitetónica.
O Porto, a par da sua rica história, apresenta uma arquitetura deslumbrante e vistas cativantes. Combina tradição e modernidade, oferecendo uma vibrante cena cultural, com museus, galerias de arte e teatros. O seu centro histórico, classificado como Património Mundial da UNESCO, destaca-se pela Ribeira, com as suas casas coloridas à beira do rio Douro, e pela icónica Ponte Dom Luís I, que liga a cidade a Vila Nova de Gaia.